“WIIL BLOGS KILL OLD MEDIA?”
Actualmente torna-se evidente e compreensível a discussão da possibilidade de os blogs condicionarem o percurso de vida dos tradicionais meios de comunicação de massas.
Como já referi em anteriores posts, os blogs são uma importante e indispensável ferramenta da web enquanto propulsionadores de uma liberdade de expressão sem precedentes. Vieram permitir que o cidadão comum exercesse de uma forma mais activa, directa e evidente os seus deveres enquanto formulador de opiniões.
Os blogs têm varias funcionalidades, não servem apenas para a expressão livre e “desregulada” de opiniões, uma modalidade importante, essa sim relacionado com a questão que se impõe, desenvolve-se em torno do uso de blogs para a publicação de textos com conteúdos noticiosos.
Na minha opinião estes blogs especializados em notícias podem agrupar-se em três tipos, mais ou menos distintos: aqueles que servem de apoio a uma região menor, expondo os factos e os acontecimentos que de mais importante nela acontecem e que servem normalmente de referencias aos habitantes dessas próprias comunidades; uns segundos onde se desenvolvem/exploram os grandes temas debatidos e trazidos à luz pelos mass media tradicionais; os últimos comportam os que abrangem todo o tipo de temas, onde são suscitados os mais diversos debates, não seguindo as linhas de pensamento dos meios de comunicação de massa.
Penso também que, sendo assim, os blogs com maior destaque e uso são os do segundo tipo. Estes serão apenas extensões dos old media. Notícias são exploradas, analisadas de diferentes pontos de vista, gerando-se controvérsia ou, pelo menos, o incentivo à formação de uma opinião por parte dos leitores.
Este ponto remete um esclarecimento acerca do porquê de, se isso acontece, qual é a razão de tanta valorização dos blogs. Ora, essa valorização deve-se ao facto de estes se traduzirem em maior capacidade de formulação de juízos que as pessoas passam a dispor acerca dos assuntos que se encontram em voga e que de outra maneira não o poderiam fazer.
Como sabemos, o tipo de comunicação dos mass media tradicionais é vertical e isso significa que a comunicação é feita de um para todos, há um emissor que se encontra em cima e que difunde a informação distribuindo-a por um conjunto vasto de receptores passivos que pouco mais podem fazer do que adquirir essa informação. Não têm capacidade de promover o feed-back, pelo menos directamente. Essa é a razão de sucesso dos blogs, eles permitem uma participação activa e interessada dos seus leitores que podem a qualquer momento deixar comentários e reagir assim ao que é descriminado.
Concluindo, sou da opinião de que os blogs não proporcionaram a extinção dos meios de comunicação de massa tradicionais apenas, isso sim, vieram fazer com que houvesse uma diminuição no seu tempo de consumo. Penso também que, apesar dos blogs promoverem uma grande interactividade e dinâmica, proporcionarem maior visibilidade e capacidade de expressão, todo este interesse acabará por diminuir. Actualmente ainda nos encontramos no sem tempo de expoente máximo que esta a ser conduzido pela novidade (pois só agora a Internet se torna em algo mais acessível a todos) e por também serem algo que se encontra na “moda” (a maioria das pessoas acha interessante experimentar porque é algo cómodo, que lhes permite comunicar sem censuras, é algo popular).
Actualmente torna-se evidente e compreensível a discussão da possibilidade de os blogs condicionarem o percurso de vida dos tradicionais meios de comunicação de massas.
Como já referi em anteriores posts, os blogs são uma importante e indispensável ferramenta da web enquanto propulsionadores de uma liberdade de expressão sem precedentes. Vieram permitir que o cidadão comum exercesse de uma forma mais activa, directa e evidente os seus deveres enquanto formulador de opiniões.
Os blogs têm varias funcionalidades, não servem apenas para a expressão livre e “desregulada” de opiniões, uma modalidade importante, essa sim relacionado com a questão que se impõe, desenvolve-se em torno do uso de blogs para a publicação de textos com conteúdos noticiosos.
Na minha opinião estes blogs especializados em notícias podem agrupar-se em três tipos, mais ou menos distintos: aqueles que servem de apoio a uma região menor, expondo os factos e os acontecimentos que de mais importante nela acontecem e que servem normalmente de referencias aos habitantes dessas próprias comunidades; uns segundos onde se desenvolvem/exploram os grandes temas debatidos e trazidos à luz pelos mass media tradicionais; os últimos comportam os que abrangem todo o tipo de temas, onde são suscitados os mais diversos debates, não seguindo as linhas de pensamento dos meios de comunicação de massa.
Penso também que, sendo assim, os blogs com maior destaque e uso são os do segundo tipo. Estes serão apenas extensões dos old media. Notícias são exploradas, analisadas de diferentes pontos de vista, gerando-se controvérsia ou, pelo menos, o incentivo à formação de uma opinião por parte dos leitores.
Este ponto remete um esclarecimento acerca do porquê de, se isso acontece, qual é a razão de tanta valorização dos blogs. Ora, essa valorização deve-se ao facto de estes se traduzirem em maior capacidade de formulação de juízos que as pessoas passam a dispor acerca dos assuntos que se encontram em voga e que de outra maneira não o poderiam fazer.
Como sabemos, o tipo de comunicação dos mass media tradicionais é vertical e isso significa que a comunicação é feita de um para todos, há um emissor que se encontra em cima e que difunde a informação distribuindo-a por um conjunto vasto de receptores passivos que pouco mais podem fazer do que adquirir essa informação. Não têm capacidade de promover o feed-back, pelo menos directamente. Essa é a razão de sucesso dos blogs, eles permitem uma participação activa e interessada dos seus leitores que podem a qualquer momento deixar comentários e reagir assim ao que é descriminado.
Concluindo, sou da opinião de que os blogs não proporcionaram a extinção dos meios de comunicação de massa tradicionais apenas, isso sim, vieram fazer com que houvesse uma diminuição no seu tempo de consumo. Penso também que, apesar dos blogs promoverem uma grande interactividade e dinâmica, proporcionarem maior visibilidade e capacidade de expressão, todo este interesse acabará por diminuir. Actualmente ainda nos encontramos no sem tempo de expoente máximo que esta a ser conduzido pela novidade (pois só agora a Internet se torna em algo mais acessível a todos) e por também serem algo que se encontra na “moda” (a maioria das pessoas acha interessante experimentar porque é algo cómodo, que lhes permite comunicar sem censuras, é algo popular).
Ligações de interesse:
- - Exemplo de blog jornalistico: Ponto Media
- - Media usando os blogs: The BivingsRepor
- - Blogs como mass media: Diário de Notícias
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